terça-feira, 20 de novembro de 2012

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA DA BAHIA (AMA-BA)



A Associação de Amigos do Autista da Bahia , é uma Organização sem fins lucrativos, com seu Estatuto registrado em Cartório sob nº 13452 folha, 279 livro A-10 Salvador 21 de março de 2003.
A cada nova reunião, surgiam novos pais e profissionais interessados na causa do autismo.
O nome AMA-BA foi proposto, por ter essa entidade posição de destaque na história no Brasil com respaldo nacional e internacional na educação de autistas.
O criador do “Fala Menino” (personagens da vida real, geralmente crianças especiais, transformados em desenhos de histórias em quadrinhos) Luis Augusto, em parceria com AMA-Ba, cedeu a imagem do personagem “Matheus” para ser o símbolo da Associação.

Missão
Realizar atendimento pedagógico diferenciado e inovador e, através deste, propiciar um futuro mais digno à pessoa com autismo proporcionando: saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade.
Visão
Ser, como Instituição filantrópica, referência no atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Estado da Bahia, ofertando um atendimento de qualidade e eficiência no Centro Educacional Especializado, cumprindo este compromisso com transparência e responsabilidade social e sendo uma opção de qualidade no atendimento com pacientes, médicos, profissionais da área, convênios e colaboradores.
Valores
Responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência.
 Objetivos
Possibilitar condições de escolha conforme as necessidades de cada pessoa autista, promovendo o desenvolvimento do seu potencial, assim como a sua inclusão nas redes regulares de Ensino e consequente inserção social;
Dar assistência e promover programas educacionais diferenciados a todos que necessitem de sua filiação como assistido, dentro da capacidade de atendimento do Centro;
Prestar assessoria aos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), às Salas Multifuncionais e às Escolas Regulares;
Incentivar, promover estudos e pesquisas sobre o autismo, esclarecendo e conscientizando a comunidade;
Orientar a família da pessoa com autismo nas dificuldades vivenciadas em seus lares, possibilitando trocas de conhecimento para um convívio saudável;
Preparar a pessoa autista para o exercício da cidadania, visando apoiá-la em seu desenvolvimento e ajudá-la a chegar à vida adulta com o máximo de autonomia.

 

AMA-BA é Cognitivista



O trabalho pedagógico, realizado com êxito pela Associação de Amigos do Autista da Bahia- AMA-BA, é resultado das reflexões acerca dos insucessos e das experiências negativas vividas pelas pessoas com autismo, no processo de inclusão. Queremos ser atores de um sistema educacional especializado, pois acreditamos na capacidade cognitiva de cada um e não desejamos condená-los a uma pedagogia conservadora, que apenas pensa na “inclusão social” sem o menor interesse em apostar na “inclusão cognitiva” dessas pessoas. 
Atrelar o social à cognição é tarefa a ser empreendida para que a aprendizagem ocorra de fato e de direito.

  
Endereço: Rua Macedo de Aguiar, 98, Bairro: Pituaçu, Salvador/BA, CEP: 41.740-085
(71)-3363-4463
E-mail: info@ama-ba.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário